
Por Luana Pego*
"Lembro que quando eu tive aula de educação ambiental pela primeira vez, fiquei me perguntando "para que serve isso, se eu não posso mudar nada do que está acontecendo?". Escrevia redações, chutava soluções para todos os problemas dos quais ouvimos falar hoje... E nada. Mas um dia caiu uma ficha dentro da minha cabecinha... Essa atitude, esse pensamento, essa pequena iniciativa, faz simplesmente toda a diferença. Sim, faz a diferença! E essa mudança da qual estou falando é simplesmente o fato de que uma pessoa sozinha não pode parar a "destruição" do planeta, mas pode ajudar a diminuir sua velocidade. Não é verdade??
Essa tal de educação ambiental é exatamente o contrário do egoísmo e da falta de esperança. Se eu pensar que eu, sozinha, não mudo nada ao fechar a torneira para escovar os dentes, provavelmente vou me deprimir e esperar o mundo se acabar de vez... Mas se eu ouvir o que meu querido professor de Ciências falava (e fala), vou acreditar que, desligando os eletrônicos da tomada quando ninguém está usando, vou ser mais uma do pequeno grande grupo que se preocupa com as condições da Terra!
Na verdade, é até algo meio heróico. Ajudando a salvar nosso mundo, aquele mundo que conhecemos e vivemos... Ajudando aos poucos, com pequenas atitudes, mas ajudando. Hoje em dia esse é um dos temas mais falados do mundo, mas você já parou para examiná-lo a fundo? É algo simples e genial ao mesmo tempo, e o temos em nossa frente todos os dias, quando passamos pelos latões de lixo reciclável e o coletor de pilhas velhas. Acho que todos nós, incluindo crianças e adolescentes, devíamos pensar nisso todos os dias e colocar em prática.
Não estou falando de cumprimentar cada plantinha por qual você passa... E sim ter consciência de que você também é parte disso, é parte da vida, do verde, do planeta todo e, não importa seu tamanho, sua cor, suas notas em física em química, você e eu e nós todos fazemos a diferença :)"
(obrigada professor Márcio por me convidar para escrever aqui, é uma honra! =)
esse post é dedicado a você, por tudo que já me ensinou sobre nosso dever com o planeta e noivas em lua de mel, vinagre etc... muito, muito obrigada!)
* A Srta. Pego é aluna do 1° ano SOS Mata Atlântica, twittera de plantão (como a Késia!!!), e um exemplo de simplicidade...ah ela também é blogueira. Acompanhe http://drunkatschool.blogspot.com/
0 comentários:
Postar um comentário
Boca no trombone!!! Seu espaço virtual.