terça-feira, 29 de setembro de 2009

Ainda há tempo?

Hoje, na aula de Educação Ambiental no 8º Biodiversidade, apliquei uma atividade sobre a chance que ainda temos para salvar o planeta. Os alunos tinham que se posicionar sobre as possibiliades, e assim produzir um texto. O aluno Filipe Curvelo produziu o texto que posto abaxio:

Ainda há tempo? - por Filipe Curvelo

Essa será a pergunta principal que faremos daqui algumas décadas, mas a resposta será não...e hoje?...talvez.

Talvez possamos salvar o planeta.
Talvez se mudarmos hoje, teremos um amanhã melhor.
Talvez não haja mais jeito.

Se quisermos salvar, temos que mudar.
Mudar nossos hábitos.
Mudar nossa rotina.
Mudar nosso jeito perante a sociedade.

O bairro tem que mudar. A cidade, o país, a comunidade, o continete, eu, você, os outros;...o mundo tem que mudar.

Reciclar, reutilizar, consumir menos, ajudar, curar, sobreviver, preservar.

Ainda há tempo?
Hoje talvez, amanhã não mais!

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Essa foi por pouco...

Acabou de sair o resultado do DNA...(não...não é o teste de paternidade...ratinhooooo!!!!)


Não conseguimos nos classificar para a segunda fase por menos de 1.000 pontos, ou seja, por uma questão!!!!!!

Nossa classificação final foi 35°, com 71.200 pontos e as quatro tarefas extras concluídas. Mesmo não avançando, quero registrar aqui que toda a equipe .bat se esforçou muito, e agradeço ao Marco, Larissa, Delson e Giovani pela companhia nesse desafio...vocês mandaram muito bem!

Fazia tempo que não aprendia tanto em tão pouco tempo...obrigado a essas quatro figuras...ano que vem tem mais...e já sei qual a equipe que vai disputar as primeiras posições......BAT!!!!!!!!!!..e eu tô dentro.

O desafio do conhecimento - DNA

Semana passada começamos a participar de uma atividade inovadora: o DESAFIO NACIONAL ACADÊMICO (DNA).


Esse desafio incluiu mais de 8.000 equipes, que em um e meio, tiveram que encarar 110 desafios via internet...idiomas, música, tecnologia, meio ambiente...cada um mais complicado e divertido que o outro!


Nossa equipe, .bat (nem me pergunte porque esse nome!), era composta pelos alunos Marco, Larissa, Delson, Giovanni e eu mesmo (Prof. Motta).




Foi um final de semana diferente, queimando toda a glicosa consumida, e produzindo energia através dos neurônios para iluminar São Paulo (rs!!). Durante a semana, ainda tivemos que realizar algumas tarefas extras, como construir um foguete (BatRocket), criar um produto (BatBall), tirar uma foto e produzir um texto (Zé!!). Estamos aguardando o resultado de hoje para saber se passamos para a última fase, que consistirá de uma única atividade a ser realizada em 12 horas, no dia 26/09.


Certamente, aprendemos muito nesses dias, e estaremos preparados para o Desafio 2010.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Plantios de Hoje - ClickÁrvore

Plantios de árvores no ClickArvore da galera:

6º Comunidades: 20 árvores

(em atualização)

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Todo dia é dia da árvore

Sempre lembramos de plantar árvores ou discutir a questão do desmatamento/reflorestamento no dia 21 de setembro, que oficialmente é o tal do "Dia da Árvore". Realmente, pode ser um momento de pensar sobre o assunto, mas na realidade devemos agir todos os dias.
Uma sugestão para quem não tem tempo ou oportunidade de plantar árvores por aí é o CLICKARVORE, uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, que a cada clique diário, eles plantam a árvore para você...quer mais moleza que isso????

Conheço o projeto e os parceiros, e acredito que todos os cliques (mais de 21 milhões!!!!) virem mudinhas plantadas...bom para a Mata Atlântica.

Eu tenho uma conta, e já plantei um monte de árvore (275)!

Para começar o plantio virtual, acesse: http://www.clickarvore.com.br/

Meu nome é Darwin, Charles Darwin

Estamos a todo vapor com a leitura do Livro "Meu nome é Charles Darwin", com a galera dos 7º anos.

O livrinho é bom pacas, e a leitura é extramente fácil e agradável. E o melhor de tudo, os alunos estão curtindo e aprendendo sobre a vida de um dos maiores pensadores da história!



terça-feira, 8 de setembro de 2009

Campanha NO LAPIS, YES LAPISEIRA

Os alunos do 8º Energia, Marco, Vitor e Giovanni, adotaram a ideia proposta nas aulas de Ed. Ambiental e criaram uma campanha bem original e fácil de ser seguida:

NO LAPIS, YES LAPISEIRA

Parece meio tosco, certo? Mas tenha certeza que não é!! A ideia é bem simples: Para a fabricação do lápis são utilizadas madeiras, que mesmo vindo de áreas reflorestadas, trazem consequências ruins para o meio ambiente. Com a utilização da lapiseira, o material tem maior durabilidade e o gasto é bem menor. Além disso, a economia está feita, pois se conservar bem sua lapiseira, precisará apenas de grafite.

Ajude nessa campanha: compre lapiseira e deixe o lápis na papelaria!!!